sábado, 5 de maio de 2007

Mídia – A Cultura do Politicamente Correto


Nunca gostei de ficar repercutindo opinião de jornalista a respeito de outro jornalista, colunista ou orgão de imprensa pois sempre contem algum recheio de ciúme, rancor ou vaidade pessoal, mas neste caso estou abrindo uma exceção devido ao excesso de incoerência.
No blog Direto da Redação o jornalista Eliakim Araújo e a também jornalista Leila Cordeiro sempre procuram utilizar o estilo polido, politicamente correto para argumentar sobre os mais variados temas. Ambos normalmente criticando o estilo de comentário dos vários blogs de opinião que vem surgindo na internet ou simplesmente de internautas que respondem a artigos muitos dos quais com certa falta de respeito.Também foi alvo de critica o estilo de comentário do colunista Arnaldo Jabor da radio CBN em especial o comentário realizado em 24 de abril ultimo, a respeito dos gastos com combustível realizado pelos deputados federais em apenas dois meses de consumo, ou seja, 1 milhão de litros o suficiente para dar 255 voltas ao redor do mundo. O jornalista Eliakim Araújo em sua forma polida de escrever e criticar lamentou muito este estilo critico do colunista ao qual chamou de “Jornalismo de Oportunidade”, lembrou que em verdade Arnaldo Jabor é um cineasta que na opinião dele (Eliakim) acabou virando comentarista, deixou também no ar pergunta sobre os motivos ao quais Arnaldo Jabor deixou de realizar seus comentários no Jornal Nacional alias a mesma pergunta que inúmeras pessoas fazem com relação ao casal Eliakim e Leila. Por que não estão vinculados a nenhum grande meio de comunicação da televisão brasileira?
Em parte de sua coluna no Blog Direto da Redação ao qual é intimamente ligado Eliakim Araújo defende que não se pode generalizar criticas como fez Arnaldo Jabor como, por exemplo, no seguinte comentário de Jabor: “Quando é que vão prender esses canalhas?” referindo-se aos deputados federais no caso do consumo excessivo de combustível, Eliakim disse ainda que cabe ao bom jornalista informar e opinar de forma correta sem colocar todos no mesmo “saco”. Apenas esqueceu de dizer que realmente nem todos os deputados participaram desta festa do combustível porem no mínimo existiu conivência, pois eu não percebi nenhuma indignação ou manifestação de repudio com o fato de nenhum parlamentar! Mas, com relação ao comentário de Jabor não só houve manifestação de repudio como também aplausos entusiasmados dos deputados no plenário da câmara ao ser anunciado pelo presidente da casa o Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) que a câmara iria processar Jabor pelo comentário! Neste caso então, cabe sim a generalização, pois houve no mínimo conivência com o fato! Alias no próprio blog Direto da Redação existem criticas duras e diretas e até generalistas como as feitas pelo colunista Arnaldo Jabor na Radio CBN, vamos a mais exemplos, o jornalista Roberto Porto ao comentar sobre a morte de Boris Yeltsin ex-presidente da Rusia disse em sua coluna no blog “Esse idiota travestido de mandatário da Rusia” ou o que pensar do titulo da coluna da jornalista Carla Marques no Blog “Pouca Vergonha no Judiciário”. Deixo claro que não concordo com boa parte dos comentários de Arnaldo Jabor porem no caso da critica sobre o abuso no consumo de combustível dos deputados concordo com tudo! Adorei a coluna de Roberto Porto e achei que o jornalista Eliakim Araujo não esta muito satisfeito com o espaço que o comentarista e cineasta Arnaldo Jabor vem recebendo das Organizações Globo, na verdade percebo uma aparente porem pequena “dor de cotovelo”.